0300 313 2451

Seja um franqueado Conexlog

BLOG

Singularidades sobre o transporte aéreo de cargas

O transporte aéreo de cargas é reconhecido por sua agilidade e velocidade. Ao contrário de outros meios de transporte, como navios, trens e caminhões, o avião não enfrenta problemas relacionados à infraestrutura, o que o torna uma opção mais rápida. Essas características fazem deste modal uma escolha eficiente para o transporte de mercadorias em curtos prazos, contribuindo para agilizar processos logísticos e atender às necessidades das empresas.

Precauções para essa modalidade:

Os cuidados básicos que devem ser observados em qualquer tipo de transporte também precisam ser seguidos no transporte aéreo de cargas:

  • O expedidor deve providenciar uma embalagem adequada para o produto que está sendo transportado, de modo que o proteja de forma eficiente. Caso contrário, a empresa contratada para efetivar o serviço poderá refazê-la.
  • Cada caixa precisa estar etiquetada com informações como remetente, destinatário e quantidade máxima permitida para empilhamento de caixas.
  • Deve haver instruções sobre se o produto é frágil ou se deve ser armazenado em alguma posição específica, por exemplo.
  • Além dos aviões cargueiros que são projetados exclusivamente para o transporte de mercadorias, também existem aeronaves comerciais que possuem compartimentos especiais para armazenar produtos durante voos regulares de passageiros. Esses porões são organizados de maneira a garantir a segurança e integridade das cargas, proporcionando as condições adequadas de temperatura e pressão durante todo o percurso.

Vantagens do transporte aéreo de cargas

O transporte aéreo de carga vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil, um país de dimensões continentais, o que facilita muito o descolamento para regiões afastadas, tornando essa modalidade extremamente competitiva.

Algumas dessas vantagens são:

  • Agilidade: essa é a característica mais importante deste modal. As aeronaves são capazes de atingir altas velocidades, tornando-se uma opção mais rápida do que outros meios de transporte. Além disso, não é afetado por problemas comuns em estradas, como tráfego lento, congestionamentos, estradas sem sinalização e esburacadas. Isso proporciona uma maior eficiência e agilidade no deslocamento das mercadorias, sendo especialmente vantajoso para viagens de longa distância.
  • Controle: o transporte de cargas aéreas requer alguns cuidados e medidas de segurança previstos em lei para o manuseio e armazenagem das mercadorias transportadas como, por exemplo, a identificação das caixas. Em alguns outros modais isso pode não ser uma exigência. Toda carga transportada deve ser identificada com destinatário, remetente, destino final, avisos “frágil”, quando for o caso, instruções de manuseio como “empilhar, no máximo, X volumes”, “transportar na horizontal”, entre outras que variam de acordo com o tipo de produto e com os cuidados que ele exige. Essas medidas de segurança evitam avarias, extravios e violação de embalagens.
  • Segurança: o fator das normas de controle garante a segurança da carga no quesito do manuseio, armazenagem e transporte por um viés mais técnico, uma vez que promove mais orientação para quem faz o tratamento da carga. As empresas aéreas também contam com sistemas de rastreamento eficientes com acompanhamento em tempo real, o que aumenta muito a segurança da carga e da aeronave, aumentando a confiabilidade do negócio, uma vez que se torna possível informar ao cliente uma previsão exata de entrega.
  • Entregas em áreas remotas: em muitos casos, o transporte aéreo é o único meio possível de ser utilizado. Prazos limitados e longas distâncias só podem ser atendidos neste modal, principalmente se o local é de difícil acesso.

Tipos de cargas indicadas para o transporte aéreo

Existe uma gama enorme de produtos que podem ser transportados pelo modal aéreo. Mas alguns casos específicos são os mais indicados:

  • Cargas urgentes: seja pelo tipo do produto ou pelos prazos negociados. E quando falamos em produtos, os que mais se encaixam são os seguintes:  peças de máquinas ou mercadorias; alimentos perecíveis; vacinas e medicamentos; impressos periódicos; equipamentos médicos e insumos hospitalares; cargas resfriadas ou congeladas; máquinas e componentes eletrônicos de tecnologia.

Além dos casos acima, que são produtos que requerem tratamento especial e urgente, quase qualquer produto pode ser enviado por avião, desde que respeite os limites de peso e volume da carga. De modo geral, as demais características que se encaixam nesse transporte são:

  • Empresas que querem expandir o atendimento para outras regiões do país e precisam contar com transporte adequado para outras localidades.
  • Empresas que preferem uma entrega ágil e eficiente como um diferencial de seu atendimento, independente do preço do transporte.
  • Empresas que precisam atender pedidos com entrega urgente.

Em conclusão, podemos afirmar que o sucesso e eficiência de uma operação de transporte aéreo depende da preparação e inovação das partes envolvidas. Para garantir um resultado efetivo e satisfatório, é fundamental contar com parceiros comprometidos com a excelência. Nesse sentido, a Conexlog se destaca como uma empresa de referência, oferecendo soluções personalizadas e expertise na área. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe de profissionais altamente capacitados, prontos para auxiliá-lo em todas as etapas do processo. Confie na Conexlog e alcance o sucesso no seu negócio de transporte aéreo.

Quem viu esta notícia, também curtiu

A robótica e a automação estão transformando o setor logístico em um ritmo acelerado, revolucionando as operações...
Você está procurando uma solução de transporte que combine eficiência, flexibilidade e economia? Nosso serviço de frete...
A cadeia de suprimentos é um sistema complexo e globalizado que envolve diversos elos, desde a produção...